Blog-AprendaALidarComAInsegurancaDoParceiro-CQSabe-Out18

Aprenda a lidar com a insegurança do parceiro

Em um relacionamento, a insegurança pode surgir de diversas causas, sendo algumas delas a incerteza sobre os sentimentos do outro, o medo da rejeição ou da traição e as experiências passadas com um ex-namorado(a), por exemplo.

A consequência desse sentimento tão nocivo é o desgaste da relação, com desconfiança, crises de ciúmes, chantagens, dramas desnecessários, invasão de privacidade e até tentativas de privar o(a) parceiro(a) de se relacionar socialmente com outras pessoas.

Confira abaixo algumas atitudes que você pode ter caso o seu amor seja muito inseguro.

Invista no diálogo

Para saber como ajudar o(a) parceiro(a), você precisa entender qual a origem dessa insegurança, e a melhor forma de conseguir isso é conversando bastante. Muitas vezes, o sentimento é consequência de más experiências do passado, por isso, é válido fazer com que a pessoa entenda que essa é uma nova relação, com uma nova pessoa, e que as coisas não precisam ser iguais.

Não faça joguinhos

Ser transparente ao se relacionar com uma pessoa insegura é essencial. Se você a ama, diga isso a ela, evite ter atitudes que a deixam ainda mais insegura, como se você não soubesse o que quer ou o que espera do relacionamento.

Elogie sempre

Muitas pessoas se sentem inseguras quando se consideram menos atraentes que seus parceiros. Se esse for o caso no seu relacionamento, sempre que possível, elogie a pessoa amada, dizendo como ela é especial e como te faz bem. Destaque suas qualidades, tanto físicas como de personalidade.

Ciúmes? Tô fora!

Ciúme não é prova de amor! Por isso, não dê margens para que a pessoa sinta isso. Deixe claro que você está com ele(a) porque o(a) ama e não quer mais ninguém. Por mais insegura que a pessoa seja não aceite comportamentos possessivos e abusivos, pois em um relacionamento saudável precisa haver respeito, confiança e individualidade.

Não depende só de você

Se ao seguir todos esses passos você perceber que a pessoa ainda não se sente segura, é importante refletir se esse relacionamento está fazendo bem para ambos. Talvez o(a) seu(sua) parceiro(a) precise resolver algumas questões pessoais antes de se comprometer assim, e isso não é culpa sua. Conversem para decidir o que é melhor para os dois.

A insegurança só prejudica o relacionamento! Converse com o seu amor, resolvam isso e venham celebrar a relação aqui no CQ Sabe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *