Blog-CQSabe-Vasectomia-Fev18

Após a vasectomia o sexo muda?

A vasectomia é uma cirurgia ambulatorial (feita no consultório), com anestesia local, que visa tornar o homem estéril, assim como a laqueadura nas mulheres. É o método mais seguro o qual interrompe o canal deferente, que conduz os espermatozoides.

Demora apenas 20 minutos e é indolor. O ideal é evitar exercícios intensos e sexo por sete dias para recuperação efetiva. O que pode ocorrer é um incômodo nos testículos, mas que melhora com um analgésico.

Alguns homens não fazem a cirurgia por medo de algo mudar em relação ao sexo. Mas tem esse perigo?

Primeiramente, fazer a vasectomia é muito mais fácil e de rápida recuperação do que a laqueadura. Além disso, é recomendável para homens com mais de 25 anos ou com mais de dois filhos vivos.

Muda algo depois de vasectomia?

Nada muda ou interfere na produção de hormônios masculinos ou no desempenho sexual. A ejaculação ocorre normalmente. A vasectomia reduz a quantidade de líquido espermático em 15% a 30%, mas não interfere em ereção, desempenho e testosterona.

Além disso, há muitos relatos de casais que tiveram sua vida sexual melhorada, pois não têm mais o fator ansiedade influenciando na relação, com o medo de engravidar.

Quais cuidados são necessários?

Após a cirurgia o casal deve continuar usando o método contraceptivo anterior por 60 dias, pois ainda podem ter alguns espermatozoides vivos dentro dos testículos.

O método tem poucas chances de falha, os ductos deferentes são cortados, amarrado, queimados e até desalinhados para evitar regeneração.

Existem casos bem raros de que os ductos se religam, mas ocorre um caso em dois mil.

É possível voltar atrás em termos, mas é necessária uma cirurgia mais complexa e minuciosa e que nem sempre é eficaz. Portanto, só faça a vasectomia se realmente não quiser mais ter filhos, pois voltar atrás pode ser complicado.

Gostou das dicas? Em breve mais no blog do CQ Sabe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *